Norte Vida – Associação para a Promoção da Saúde

Telefone: 222071290/7 | Fax: 222071299 | E-mail: eptpporto@mail.telepac.pt

A Escola Profissional de Tecnologia Psicossocial do Porto (EPTPP) está situada na cidade do Porto e tem como instituição proprietária a Norte Vida – Associação para a Promoção da Saúde, instituição particular de solidariedade social (IPSS), sem fins lucrativos. A Norte Vida, nasceu em 1991 da iniciativa conjunta do Governo Civil do Porto e do Núcleo Distrital do Projeto VIDA, com os seguintes objetivos gerais: “apoio a jovens, à família, à integração social e comunitária, a promoção e proteção da saúde, nomeadamente através da prestação de cuidados de prevenção, tratamento, reabilitação e reinserção social na área da toxicodependência, a educação e a formação profissional dos cidadãos, a resolução dos problemas da população na área da ação social e outros compatíveis com os acima designados”. 

Na prossecução dos fins estatutários, os fundadores elegeram como áreas de atuação prioritárias a saúde e a educação. Criaram assim a Escola na cidade do Porto em 1992, iniciando um projeto de formação profissional para técnicos intermédios na 

área dos cuidados sociais e da saúde, com especial destaque para a intervenção em fenómenos da sociedade contemporânea, como sejam a toxicodependência, a delinquência, a pobreza, a marginalidade e a exclusão social que reclamam atenta intervenção. 

Atualmente, a EPTPP apresenta uma oferta educativa que contempla três cursos profissionais: Técnico de Apoio Psicossocial, Animador Sociocultural e Técnico Auxiliar de Saúde. Para além destes, importa referir que a EPTPP oferece um Curso de Educação e Formação tipo II – Agente em Geriatria. 

Desde a sua criação, a Escola, através dos seus responsáveis, procura interagir com as instituições do tecido social e empresarial locais, pelo que esse empenho se encontra traduzido nos parceiros da EPTPP, dos quais se destacam importantíssimos atores sociais do concelho e da Área Metropolitana do Porto.